O tempo da “Preparação”
- Francielle Castro
- 12 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Empreender é o sonho de muita gente, mas mesmo vivendo em um país empreendedor, não é uma tarefa para qualquer um, nem todos têm o dom para empreender, ou melhor, têm a persistência para atingir seus objetivos.
Empreender requer dedicação e muita coragem para sair da zona de conforto e, para isso, é preciso está preparado. Hoje, nossa coluna, “Eu disse sim, e agora?”, irá abordar como tema central o processo de preparação e os caminhos para empreender com sucesso.
É normal você dormir e acordar com uma ideia, mas colocá-la em prática é bem diferente. Ninguém dorme um empreendedor e acorda um gestor. Ser empreendedor não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e preparação.
Compreender como as pessoas encaram o mundo dos negócios e perceber o conflito entre “vida pessoal x sonhos” é um dilema. Os desafios diários e a disciplina para fazer acontecer não é uma tarefa fácil. Não é esse mar de rosas que as pessoas fantasiam.
Então, antes de abrir meu próprio negócio eu percebi que precisava me capacitar, vivenciar e conhecer histórias de pessoas que já estavam empreendendo. Comecei a participar dos poucos eventos que tinham disponível naquela época, em 2008.
Ouvir quem já passou por aquele caminho que você deseja trilhar é fundamental para o sucesso do seu negócio e essa prática não deve ser abandonada ao dar os seus primeiros passos, ela deve ser constante. O aprendizado nunca termina. Se reinventar é a chave para construir a identidade da sua empresa.
No começo é normal você ter uma visão do negócio e depois perceber que não era bem como imaginou e então você percebe que o tempo da preparação é demorado, podemos dizer que é um namoro, rs, sim, um namoro com suas ideias e expectativas, com o que vem depois do encantamento.
Ás vezes demoramos a nos entender com o outro, assim como demoramos a notarmos o que de fato gostamos ou não no nosso negócio. Ao passar um tempo de convivência com a pessoa amada você chega à conclusão se quer isso pra sempre em sua vida ou se foi uma paixão avassaladora que passou, o mesmo se aplica ao seu negócio.
Portanto, não tenha pressa e não veja o seu projeto como acabado. Calma, ele ainda vai passar por várias adaptações, assim aconteceu com minha empresa a Romântica Lingerie. Muitas pessoas não sabem, mas o primeiro nome que pensei foi “Poesia de Mulher” e em uma conversa com minha amiga e design, Ingrid Faulstich, ela me orientou que não era bacana usar a junção da preposição “de” em uma marca.
Naquele momento eu achei sábio ouvir o conselho da minha amiga que entendia muito mais do que eu sobre criar uma marca, então depois de muito pensar nasceu a Romântica Lingerie, a inspiração veio de um apelido, acreditem... De um apelido, rs... Foi da visão de como eu era vista que surgiu o nome da minha empresa. E ele me caiu como luva, era isso que eu queria. Um nome que expressasse minha personalidade e essência, que levasse isso para outras mulheres.
Eu poderia deixar aqui vários exemplos, mas esse foi só um que usei para simplificar o que quero dizer sobre o processo da preparação, pois sempre existe algo que pode ser aprimorado.
Deixo 5 dicas para você observar enquanto estiver vivendo seu momento de preparação até que sua empresa se torne realidade:
Amplie seus conhecimentos em cursos, seminários, palestras e eventos presenciais;
Escute as pessoas ao seu redor, mas lembre-se: as decisões são suas;
Saia um pouco do mundo virtual, é necessário vivenciar o mundo real;
Estude outros mercados diferentes daquele que você deseja empreender;
Anote suas ideias e frases que você leu ou ouviu e que te vez pensar.
Para finalizar vou seguir a quinta dica e compartilhar uma frase do Bernadinho, ex-jogador de voleibol e o maior treinador campeão da história do voleibol brasileiro, que me faz pensar:
“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação”.