top of page

Por que empoderar mulheres?

  • Kika Moreira
  • 11 de out. de 2016
  • 3 min de leitura


Vamos começar falando de conceitos?


O que é afinal empoderar? Segundo o dicionário é “dar poder ou adquirir poder ou mais poder” “é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido figurado, empoderar representa a ação de atribuir domínio ou poder sobre determinada situação, condição ou característica”.


Como podemos empoderar mulheres? Investindo em educação, capacitação, conhecimento, informação, ensinando direitos e deveres, responsabilidades por exemplo. Conhecendo nossos direitos e responsabilidades teremos voz ativa para expor o que pensamos e queremos, tomaremos decisões sobre o nosso próprio corpo, pensaremos se queremos ou não ser mães, ocuparemos espaço no poder. Enfim seremos quem quisermos ser.


Mas por que empoderar mulheres?


São tantos os motivos que não caberão em um só texto, talvez nem nesta coluna inteira...


Bom, mas vamos então falar sobre alguns desses motivos e caso vocês identifiquem outros não citados aqui comentem abaixo para podermos falar mais sobre eles também e fortalecermos nossa discussão.


Quem é que gosta de ser oprimido? De não ter direito de escolha? Pessoas tomam decisões, escolhem por nós o tempo todo! Escolhem qual é a aparência que devemos ter, formação acadêmica, carreira, roupas, cabelo, relacionamentos, casamento, religião, quantos filhos ter, quando tê-los, como educá-los e tantos outros aspectos da NOSSA vida.

  • Como você se sente diante da informação de que a taxa de desemprego entre as mulheres, no nosso país, é quase o DOBRO da dos homens?

  • Como você se sente diante da informação de que a cada 24 segundos, uma mulher é AGREDIDA no Brasil?

  • Como você se sente diante da informação de que a cada 1,5 horas uma mulher é MORTA no nosso país?

  • Como você se sente sabendo que a maioria da população é constituída por mulheres e mesmo assim somente 13% do senado e 9% da câmara são mulheres?

Somos responsáveis, financeiramente, por 40% DOS LARES do Brasil, somos 55% DOS ALUNOS em escolas e universidades, somos 43% DOS EMPREENDEDORES. E qual é a imagem da mulher que é vendida hoje?


Hoje somos associadas a uma imagem de um pedaço de carne carregando cerveja, de um cabide de roupas, bolsas e sapatos, de uma dona de casa que perde o sono por uma mancha na roupa do marido.


Você já parou para pensar no papel da mulher na formação de cidadãos?


Se nunca pensou vamos pensar juntas então, ou se já pensou vamos discutir mais sobre esse assunto. A mulher está presente na formação de toda a sociedade, somos mães, tias, madrinhas, avós, professoras. E como andam a inteligência emocional e a auto estima de nós mulheres? Sabiam que uma mãe com baixa estima a propaga para os seus filhos? Já pararam para pensar na proporção desse fato? Vocês sabiam que a baixa estima na infância gera rachaduras na auto estima adulta que pode durar uma vida inteira? Você hoje pode ser um adulto com baixa estima porque a sua mãe te criou assim, sendo submissa, oprimida, subjugada, desvalorizada, agredida. E você pode estar passando isso tudo inconscientemente para os seus filhos todos os dias a começar pela desigualdade de gênero. E vocês sabem o quanto a baixa estima limita o seu potencial? Mulheres hoje são educadas para serem frágeis, vítimas. E nos acomodamos e nos sentimos confortáveis com isso nessa sociedade machista e patriarcal.


Precisamos nos libertar disso tudo! Propor a mudança. Precisamos compreender que discordar entre nós mesmas nos enfraquece. Denegrir a outra é ir no sentido contrário da nossa luta! Precisamos criar identidade própria sem nos basear no homem. Precisamos aprender a nos amar mais. Precisamos valorizar a bênção que é ter o poder de gerar um ser humano dentro do nosso ventre. Precisamos nos conscientizar do poder que temos para podermos fazer muito mais!


Empoderadas nos livramos da opressão, superamos e nos livramos de agressões. Empoderadas temos poder, liberdade, autonomia, influência etc. determinamos o que queremos e como queremos. Decidimos sobre assuntos que afetam nossa vida, corpo, casa, trabalho, cidade, estado e país.


E isso é possível! Nós podemos! Faça acontecer! Empodere-se! Ajude a empoderar outras mulheres! O benefício é para todos nós!


Assistam um vídeo que explica mais sobre empoderamento.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square

© 2023 por cONECTA MÃES BH.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • unnamed
  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09:00 - 22:00

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page