top of page

Bem Vinda ao Mundo do Empreendedorismo!

  • Eliene Oliveira
  • 7 de out. de 2016
  • 5 min de leitura


Há algumas décadas as mulheres vem ganhando seu espaço no mundo do trabalho e, apesar dos desafios que isso ainda representa, como desigualdade salarial se comparado ao dos homens, mais e mais mulheres se fazem presentes nas diversas profissões, inclusive aquelas consideradas até então exclusivamente masculinas, como na construção civil e no transporte de cargas pesadas. Mas a cada nova conquista, novos desafios surgem, como encontrar equilíbrio entre ser mãe, esposa, profissional e ainda ter tempo para cuidar de si.


Um modo de resolver esse dilema, tem sido se aventurar no mundo do empreendedorismo. Cada vez mais nota-se crescimento do número de mulheres empreendedoras. Contudo, o empreendedorismo também apresenta seus desafios. Se existe o ganho em qualidade de vida, em contrapartida, há a diminuição muitas vezes do ganho financeiro e da estabilidade profissional.


Apesar desse cenário um tanto quanto desafiador, é possível tornar-se uma Empreendedora de Sucesso! E para isso, lá vão algumas dicas. E fique tranquila que nos textos futuros, trarei ainda mais informações práticas para você!


O primeiro passo é definir o que irá fazer, qual o seu nicho de mercado, ou seja, qual produto ou serviço você irá ofertar para as pessoas e quem irá consumi-los. De modo simples, podemos considerar que existam três tipos de nicho.


Tipo 1. Público alvo: é quando você baseia a oferta do seu produto/serviço a um público específico, como é por exemplo, o Conecta Mães BH, que tem como público alvo mães e mulheres empreendedoras.


Tipo 2. Produto/Serviços: é quando você se baseia no produto/serviço específicos sem determinar um público específico, por exemplo, trabalhar como doces personalizados. Você tem um produto específico que irá adequar conforme a demanda do seu cliente, você pode fazer um doce para casamento, que é diferente de um doce para festa de criança, que é diferente para uma festa de Halloween e assim por diante.


Tipo 3. Ultrafocado: é quando você se baseia em um público alvo específico, ofertando um produto/serviço também específicos, como é por exemplo o meu trabalho com o Coaching para Mulheres Empreendedoras, aonde oferto um serviço específico para um público específico.


E qual desses três tipos de nicho é o melhor?


Qualquer um deles. Isso mesmo... qualquer um, porque mesmo tendo um nicho, entender seu produto/serviço, compreender quem é o seu público, saber se comunicar de maneira clara e estratégica com ele são elementos chave para qualquer empreendimento.


Então porque fazer essa escolha? Porque conseguirá direcionar melhor seus esforços. Por exemplo, se seu nicho é o público alvo, tudo que irá desenvolver será direcionado para atender as necessidades e interesses dele, bem como para investir numa relação mais estratégica; se o seu nicho é produto/serviços, terá que investir num desenvolvimento e conhecimento mais profundo do que irá vender ou oferecer; mas se seu nicho é o ultrafocado, torna-se ainda mais importante conhecer e se especializar no que deseja atuar a partir de um entendimento mais profundo do seu cliente em potencial.


E isso nos leva ao segundo passo: Conhecimento!


Já ouvi por diversas vezes que para se empreender é preciso coragem. E concordo, mas coragem sem preparação pode causar mais estragos que a covardia. Mesmo que você tenha boa vontade, um ótimo produto e não tenha medo de arriscar, sem o conhecimento ficará difícil concentrar seus esforços naquilo que realmente interessa, bem como tomar decisões mais estratégicas e evitar erros que não precisariam ser cometidos se tivesse o conhecimento a seu favor.


Sendo assim, a coragem deve estar intimamente ligada ao conhecimento.


Como disse, entender quem são seus clientes, o que eles desejam e quais são suas necessidades, é fundamental. Grandes ideias nascem desde necessidades simples do cotidiano até as mais complexas. Se você já tem um negócio, pergunte-se o que você pode oferecer para atender melhor as necessidades dos seus clientes, no que pode ir além. Se ainda vai empreender e não sabe em que, pense em algo que você sentiria prazer em realizar, no que você possui habilidade e como isso pode ser útil para as pessoas. Por que elas se interessariam pelo seu produto/serviço?


Um segundo aspecto é ter clareza em tudo que for realizar, portanto, tornar-se um conhecedor das características específicas do seu produto e serviço, trará maior segurança para comunicar o valor agregado daquilo que oferece. Se você engasga e não tem segurança em passar as pessoas a informação do que faz ou vende, é um indicio de que está mais do que na hora de investir nesse tipo de conhecimento. E isso contribuirá diretamente para sua segurança em precificar, o que é um desafio para muitas mulheres, principalmente quando se trata de serviços. Mas isso é um tema para nosso próximo texto! (Risos)


O terceiro e último item que vou abordar por hoje é a importância de se desenvolver uma comunicação clara e estratégica com seu cliente. Atualmente temos diversos recursos em mídia que podem nos ajudar, como uma página no facebook, um site, as próprias redes sociais, panfletos, folders, enfim, uma infinidade de recursos a seu favor. Mas isso não é nada sem uma boa comunicação. Aliás, é nisso que também estou me concentrando no momento, criar meu site e permitir que a página do facebook cumpra seu propósito de ser mais dinâmica e comunicar valor do que realizo, o que estará pronto até o final desse mês.


E dentro das estratégias de comunicação, da qual falaremos mais profundamente em outros momentos, uma delas é comunicar valor! Mostrar para as pessoas de forma clara os benefícios que consumir seu produto e serviço irá lhe trazer. Se eu me apresentar assim: “Eliene Oliveira, terapeuta cognitiva e consultora em carreira” pode ser que você tenha tido a impressão de certa credibilidade, contudo, o que essa informação técnica representa para você? Pode ser que nada! Mas, seu eu apresentar o valor agregado do que eu faço, talvez sua percepção se torne mais acurada a meu respeito: “Olá! Sou Eliene Oliveira, psicóloga e coach e atuo e auxiliando as pessoas a alcançarem seus objetivos profissionais e bem estar emocional”. O que achou? Qual delas você percebeu maior sentido? Qual dessas informações lhe despertou maior interesse? Provavelmente a segunda maneira.



Dessa forma, FICA A DICA!!!!


Faça uma lista de todos os benefícios que seu produto/serviço pode oferecer as pessoas e comunique o valor emocional a elas.


Mas cuidado: Não prometa aquilo que está acima do que pode entregar, se não terá o efeito contrário – se você forçar muito, as pessoas ficarão desconfiadas e isso jogará contra você.

A partir do momento que você entregar o que prometeu com qualidade, as pessoas falarão a seu respeito, recomendarão seus produtos/serviços e consequentemente consolidará sua credibilidade e sua marca.


Portanto, lembre-se: conhecer quem é seu nicho, entender a fundo seu produto/serviço e comunicar valor são princípios fundamentais para começar a construir ou fortalecer sua credibilidade no mercado.


Um grande abraço! E caso tenha alguma dúvida, comentário, sugestão de temas, entre em contato comigo que terei grande satisfação em atende-la!


Até a próxima!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square

© 2023 por cONECTA MÃES BH.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • unnamed
  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09:00 - 22:00

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page