top of page

“- Doutora, meu filho come mal!! O que eu faço?”

  • Karina Rievrs
  • 16 de set. de 2016
  • 2 min de leitura


Nos meus 5 anos de Pediatria acredito que esta seja umas das perguntas que mais escutei em consultórios e até pronto atendimentos. Alimentação é uma das maiores preocupações de mamães e papais de todas as classes sociais. Sabe porquê? Porque dinheiro nessa hora e o que menos importa. Sabe o que realmente influencia a alimentação dos nossos filhos?


O exemplo que tem em casa.


Minha resposta para essa pergunta são sempre duas outras perguntas: você se alimenta bem? Se senta à mesa para comer com seu filho? A maioria das repostas é não.


Na correria do dia a dia acabamos nos esquecendo do mais importante: afeto. Quem é o verdadeiro super- herói de seu filho? Você! Isso mesmo! Os maiores heróis dos pequenos são seus pais. A todo momento eles imitam hábitos e ações dos pais. Portanto, se quer que seu filho se alimente bem, se alimente bem e, mais do que isso, faça isso na presença dele. Sente-se a mesa para fazer as refeições com seus filhos, deixem que te vejam comendo alimentos saudáveis.


Está aí também uma ótima oportunidade se ensinar economia, explicar quais são as frutas da estação, porque em cada período do ano determinados alimentos estão mais baratos (como disse dinheiro é o menos importante). Não adianta ter a geladeira lotada das mais caras e variadas frutas se a criança nunca tiver visto seus super-heróis comendo fruta.



Depois de uma certa idade e de muito observar os pais sempre fazendo as mesmas coisas as crianças acabam criando hábitos saudáveis, mas até chegar nesse ponto são muitas refeições que temos que ter com nossos pequenos.


Eu sei que muitos pais trabalham muito e fica difícil encontrar um tempo, mas também sei que pelos filhos, pais e sobretudo mães, são capazes de qualquer sacrifício. Façam o máximo que for possível, que sejam duas vezes durante a semana fazer pelo menos uma refeição por dia com o filho e caprichar no final de semana. O importante é priorizar seu tempo com seu filho, pois criança que cria hábitos saudáveis cresce saudável e se torna um adulto saudável também e esses hábitos passam de geração em geração.


Outra dica: nada de radicalismo!! Doces e guloseimas podem ser consumidos sim!! Mas com consciência... Limitar quantidade e frequência ( permitir em pequena quantidade, aos finais de semana ou situações especiais como aniversários é uma boa opção). Ninguém é de ferro, né!


Confesso que considerei tratar de um tema mais complexo nessa primeira coluna para o Conecta, mas acabei resolvendo falar de um tema cotidiano, extremamente importante e que determinará muitas coisas na vida de nossas crianças. Alimentação, uma das nossas necessidades básicas. Mas são das simplicidades da vida que construímos nossa felicidade, nada melhor do que começarmos a construí-la na infância.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square

© 2023 por cONECTA MÃES BH.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • unnamed
  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09:00 - 22:00

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page